UNIPAX - Rede de Benefícios Título da página

Quais são os sintomas da dentição?

Quais são os sintomas da dentição?

 

Os sintomas da dentição costumam ser desagradáveis para o seu pequeno. Se você é pai ou mãe de primeira viagem, pode estar um pouco preocupado com como seu bebê está se sentindo. Alguns sintomas são comuns e existem formas de aliviar o desconforto do seu filho.

Babar

É perfeitamente normal que o seu filho babe excessivamente durante a dentição. Não se esqueça de limpar a boca dele regularmente para evitar irritação ou erupções cutâneas. Você deve usar roupas laváveis na máquina por alguns dias, porque suas roupas também vão ficar impregnadas da baba do seu filho.

Irritabilidade

Quando um dente afiado está cutucando a gengiva do seu filho, isso pode fazer com que ele fique um tanto mal-humorado e irritado. Não se surpreenda se o bebê chorar mais ou brincar menos do que o habitual e se ficar irritado com pequenas coisas ou sem motivo aparente. De acordo com a organização KidsHealth, da Nemours, um pouco de irritabilidade é normal.

Morder objetos duros

Seu filho pode sentir a necessidade de morder brinquedos e outros objetos duros na tentativa de aliviar a dor. Trate de manter qualquer coisa com bordas afiadas ou peças pequenas fora do alcance do seu filho, especialmente enquanto ele está no período da dentição. Para evitar que seu filho coloque na boca itens não higiênicos, ofereça mordedores, legumes resfriados, um pano úmido e biscoitos macios. Ele pode colocar os dedos na boca com mais frequência, portanto, lembre-se de lavar as mãos dele várias vezes.

Alterações no apetite

Não se preocupe se o seu filho não está comendo tanto quanto ele costuma comer normalmente. Mesmo se ele ainda mama no peito ou na mamadeira, quando sua boca está com dor, ele pode sentir muito desconforto ao se alimentar. Mas ele não deve passar um dia inteiro sem comer. Mantenha-o hidratado. Se ele pular várias refeições, entre em contato com o pediatra. Além disso, ele não consegue comer os alimentos que geralmente adora, porque causam dor na gengiva. Se seu filho já está comendo alimentos sólidos, tente oferecer algo mole, como iogurte, que não precisa ser mastigado.

Inquietação e mudanças no padrão de sono

Seu bebê pode ficar inquieto. Também é possível que ocorra uma mudança em seu padrão normal de sono. Isso significa que o bebê não consegue tirar uma soneca durante o período de costume. Não consegue dormir a noite inteira ou por longos períodos de tempo. Você pode pedir ao médico que prescreva ao seu pequeno algum analgésico para reduzir o desconforto para que ele possa dormir melhor.

Febre

A fundação Nemours afirma que, embora a dentição possa causar um leve aumento na temperatura do seu filho, a febre não é um dos sintomas típicos da dentição. Você deve entrar em contato com o pediatra de plantão se o seu filho tiver febre, porque pode ser um sinal de algum outro problema.

A diarreia também não é um sintoma da dentição. É normal que um bebê tenha fezes moles durante a dentição, mas a diarreia geralmente é um sintoma de outra condição, como um vírus. Na verdade, seu filho está mais propenso a contrair um vírus durante a dentição devido à susceptibilidade que o estresse da erupção dos dentes provoca no organismo.

Antes do primeiro dente do seu filho nascer, você deve começar a cuidar da boca dele. Use uma compressa de gaze ou uma toalhinha úmida e fria para limpar a gengiva. Depois que o primeiro dente nascer, comece a usar uma escova dental de cerdas macias com um creme dental apropriado para crianças.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

Fonte: Colgate/Christine DiMaria

Últimas notícias

8 benefícios da água para a sua saúde
8 benefícios da água para a sua saúde Leia mais
Compensar sono perdido dormindo mais depois é prejudicial à saúde
Compensar sono perdido dormindo mais depois é prejudicial à saúde Leia mais
10 sucos que aumentam a imunidade para beber quando você está doente
10 sucos que aumentam a imunidade para beber quando você está doente Leia mais
Os alimentos e bebidas que mancham os dentes
Os alimentos e bebidas que mancham os dentes Leia mais
7 dicas para viver melhor neste período de quarentena
7 dicas para viver melhor neste período de quarentena Leia mais

Receba novidades
em seu e-mail